Terça, 04 Fevereiro 2020 19:40

Delegacia Regional de Caracaraí será inaugurada na próxima sexta-feira, 7

O governador Antonio Denarium vai inaugurar na próxima sexta-feira, dia 7, às 9 horas, a nova sede da Delegacia Regional de Polícia Civil de Caracaraí. A unidade policial será inaugurada com novas mobílias, centrais de ar, computadores e impressoras, tudo adquirido com recursos do Estado. O prédio dispõe de uma arquitetura similar ao do 5º Distrito Policial, em Boa Vista.

A Delegacia Regional de Caracaraí começou a ser construída no ano de 2013 e a obra original foi orçada em R$ 1.718.526,00. A partir de 2015, as obras ficaram paradas e o contrato foi rescindido em setembro de 2016 com aplicação de multa à empresa. Entretanto, no primeiro contrato foi aplicado o valor de R$ 287.240,00 na construção.

No final do ano de 2017, foi realizada uma nova licitação por R$ 1.080.184,34, tendo o novo contrato sido assinado no ano de 2018, mas somente em 2019 é que os trabalhos na obra foram retomados. O valor da construção da obra teve uma redução em razão da desoneração tributária, promovida pelo Governo Federal, após a licitação da obra. Assim, para a conclusão da Delegacia Regional de Caracaraí, o Governo de Roraima investiu aproximadamente R$ 1.650.000,00, entre obras e equipamentos.

O delegado geral de Polícia, Herbert de Amorim Cardoso, disse que recentemente o governador Antonio Denarium autorizou a liberação de recursos para a aquisição de centrais de ar, computadores e impressoras que serão entregues juntamente com o novo prédio.

Segundo Cardoso, a obra e os novos mobiliários foram adquiridos com recursos do Proinvest (programa do Governo Federal com o objetivo de permitir que os Estados tenham condições de acessar crédito com juros baixos e prazos longos, gerenciado pelo Banco do Brasil).

“O município de Caracaraí merecia receber uma unidade policial com condições de atender ao cidadão que precisa dos serviços da Polícia. Essa obra se arrastou por anos, mas desde que assumiu o cargo, o governador Antonio Denarium determinou que os trabalhos fossem realizados de forma a termos mais celeridade para a construção e, claro, a inauguração da obra”, disse Cardoso.

Ambientes de trabalho

Construída nos moldes do 5º Distrito Policial em Boa Vista, a obra tem dois pisos, com acessibilidade, conta com 18 ambientes de trabalho, tais como recepção, salas de delegados, cartórios para oitivas, salas para o setor de operações, sala para identificação civil e criminal, auditório, salas de contenção para o acautelamento de presos, alojamentos masculino e feminino, copa, além de banheiros e estacionamento.

Atualmente, a Delegacia de Caracaraí funciona em um prédio cedido pela União, localizado na Rua Esterlito Lopes, s/n, Centro, que não possui as condições adequadas para ser uma unidade policial. Antes, o local era uma pousada e não possui as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pela Polícia Civil, o que compromete a prestação de serviço à comunidade.

“As delegacias da Polícia Civil, desde o tempo do Território, não foram construídas para serem delegacias. Eram casas, que foram adaptadas para funcionar como delegacias, gerando um transtorno para o atendimento policial. A primeira Delegacia de Polícia de Roraima, construída com essa finalidade, foi o 5º Distrito Policial, inaugurada no ano de 2011”, disse o delegado geral.

A Delegacia Regional de Caracaraí é a primeira do interior do Estado construída nos moldes de uma Delegacia Cidadã. “Com a inauguração da Delegacia Regional de Caracaraí, o Governo de Roraima estará oferecendo uma melhor acomodação para o desempenho das funções dos servidores e um melhor atendimento ao cidadão”, destacou Cardoso.

CIRETRAN -  No local será abrigado também o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), do Detran. Segundo o delegado geral, será assinado um termo de cooperação técnica entre a Polícia Civil e o Detran (Departamento de Trânsito), possibilitando que o Ciretran ocupe um espaço na sede da nova delegacia, para que possam trabalhar de forma integrada no município de Caracaraí.